logo fisiocardio

especializacao1

Agradecemos o seu interesse na segunda edição do Curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória da Universidade de Brasília (UnB) que está programado para iniciar no 4º trimestre do ano de 2020, em um formato híbrido.

O curso esta previsto com 400 horas, e deve contar com disciplinas teóricas (25) atualizadas as necessidades atuais (340 horas) que serão oferecidas de forma remota, e predominantemente síncrona (75%), com ministração direta e ao vivo pelo professor, possibilitando interação em tempo real e permitindo a participação de alunos de diversas regiões do país. Além disso, contaremos com disciplinas práticas (5) presenciais (60 horas), que serão realizadas de forma condensada nos laboratórios de pesquisa e de simulação realística da Universidade de Brasília, os quais contam com diversos equipamentos de alto valor agregado, nas áreas de avaliação e recurso terapêutico em alta complexidade, e nas pesquisas científicas dos grupos de pesquisa.

Além das disciplinas que foram incorporadas nesta 2ª. edição do curso, como por exemplo: atuação fisioterapêutica em pacientes com a COVID-19, controle de infecção, monitorização hemodinâmica e ventilatória, ventilação mecânica e reabilitação cardiorrespiratória. Estão previstas ainda uma disciplina permanentemente dedicada à discussão de casos clínicos atualizados (rounds), uma dedicada à discussão periódica de artigos científicos (Journal Club), além de outra dedicada à apresentação e discussão de questões comentadas para prova de título de especialista e concursos públicos na área.

Os módulos estão organizados para ocorrer nas sextas-feiras (atividade assíncrona), sábados e domingos (atividades síncronas e assíncronas), com uma média de dois encontros mensais, por um período de 12 meses.

O corpo docente será formado por professores com experiência clínica e científica comprovada nas três áreas do curso, com formação em Universidades e Centros de Pesquisa de referência do Brasil e do exterior, sendo em sua maioria (70%) composto por docentes da Universidade de Brasília.

O curso terá seus conteúdos focados em três especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia, sendo essas, a Fisioterapia Cardiovascular, RESOLUÇÃO Nº 454, de 25 de abril de 2015, Fisioterapia Respiratória, RESOLUÇÃO Nº. 318, de 30 de agosto de 2006 e Fisioterapia em Terapia Intensiva, RESOLUÇÃO Nº 402 de 03 de agosto de 2011.

Vale destacar que a Universidade de Brasília é uma das 10 universidades brasileiras mais bem colocadas de acordo com o QS World University Rankings, sendo seu curso de fisioterapia reconhecido como um dos 5 melhores cursos do país, segundo o Guia do Estudante e com conceito máximo na avaliação do MEC. Além de seu elevado reconhecimento no mercado de trabalho e um alto índice de aprovação nos concursos de residência multiprofissional, curso de especialização possui importante interface com a área de pesquisa, haja vista o seu vínculo docente com os dois programas de pós-graduação (Stricto sensu) existentes no campus da Faculdade Ceilândia, onde as atividades práticas serão oferecidas, a saber, Ciências e Tecnologias em Saúde (Mestrado e Doutorado) e Ciências da Reabilitação (Mestrado).

Por fim, informamos que a 2ª. turma do curso se encontra em fase de aprovação junto a Universidade de Brasília, e tão logo esta seja aprovada, as informações referentes ao processo seletivo serão disponibilizadas para os e-mails, e por meio do site do curso e das redes sociais.
Até breve!

Prof. Dr. Sergio R M Mateus
Profa. Dra. Graziella B. Cipriano
Prof. Dr. Gerson Cipriano Júnior
Coordenadores do Curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória
Universidade de Brasília – Faculdade de Ceilândia

 

Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratoria