panoramica_03-03-2020.jpg

assina UnB FCE Fonoaudiologia C1 COR

1. Regulamento Geral de Estágios de Graduação da UnB (Resolução CEPE n. 0104/2021)

 

2. Estágio Obrigatório em Saúde Coletiva

2.1. Manual de Orientações de Cadastro do Estágio Curricular Obrigatório no Sigaa - procedimentos dos Discentes

2.2. Vídeo de Orientação sobre cadastro de Estágio Curricular (Obrigatório) no Sigaa2.2. Vídeo de Orientação sobre cadastro de Estágio Curricular (Obrigatório) no Sigaa

 

3. Estágio Não Obrigatório em Saúde

3.1 Edital de Estágio Não Obrigatório em Saúde Coletiva - Fluxo Contínuo

3.2 Manual de Orientações de Cadastro do Estágio Não Obrigatório no Sigaa - procedimentos dos Discentes

* Círculo: coletividade
* Cobras: mal e o bem (doença e cura) ou o processo saúde e doença estudado em epidemiologia.
* Cor verde: cor da saúde
* Fogo e asas da fênix: ressurgimento da profissão de sanitarista.
* A fênix é um pássaro da mitologia grega que quando se movia entrava em alta combustão, e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é a sua força que faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chegava a carregar elefantes. Daí a escolha da fênix para compor o símbolo da Saúde Coletiva, pois representa o ressurgimento da profissão do sanitarista, desse profissional que já existia, mas renasce agora graduado. Com novas características e igual à fênix tem a missão de transportar um Sistema Único de Saúde (SUS) mais estruturado. Apesar de esse profissional surgir para fazer a diferença, precisa manter a unidade com as demais profissões da área da saúde por isso a escolha das cobras e da cor verde para compor o símbolo.

O Curso de Graduação em Saúde Coletiva está estruturado para responder às necessidades de formação do profissional sanitarista. Historicamente, este profissional é considerado como um trabalhador do campo da Saúde Coletiva, com formação generalista, que atua em todos os níveis de complexidade do SUS.

É preparado para formular, implantar, organizar, monitorar e avaliar políticas, planos, programas, projetos e serviços de saúde.

É um profissional comprometido ética e politicamente com a valorização e a defesa da vida, a preservação do meio ambiente e a cidadania no atendimento à necessidades sociais em saúde. É, portanto, o trabalhador da saúde na sua dimensão coletiva. Além disso, este profissional poderá desempenhar funções nos subsistemas privados de atenção à saúde; no sistema de regulação; no terceiro setor e diretamente nas organizações da sociedade civil.

 

Duração:

8 (oito) semestres, no mínimo, e de 14 (quatorze), no máximo.

 

Áreas de Atuação:

O Curso de Saúde Coletiva aborda o processo saúde-doença, analisa as necessidades de saúde em geral e de grupos sociais específicos, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contrarreferência com ênfase no trabalho em equipe e no Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso no seu desenvolvimento aborda conteúdos relacionados às ciências exatas, como o processo, os métodos e as abordagens estatísticas como suporte à gestão em saúde; conhecimentos das ciências biológicas e da saúde; conhecimentos das ciências humanas e sociais, envolvendo a relação indivíduo/estado e sociedade, a comunicação, a educação, a economia, a gestão e a administração. São estudados ainda os conteúdos da Saúde Coletiva que incluem os conhecimentos teóricos e práticos relacionados às políticas de saúde, as concepções, os modelos de organização da atenção à saúde, o planejamento e a programação, os sistemas comparados de saúde. Aborda ainda a participação, o controle social, o financiamento do setor de saúde, o processo de trabalho em saúde e o processo da Reforma Sanitária Brasília.

 

Mercado de Trabalho:

O profissional com formação em Saúde Coletiva, atua nos três níveis políticos e administrativos do SUS (nacional, estadual e local), desenvolvendo atividades de: Formulação e implementação de políticas de saúde; Assessoria a outros organismos públicos e privados nas suas interfaces com a saúde, organismos de regulação no campo da saúde e similares, e dos sistemas complementares de saúde. Instituições que contratam o Bacharel em Saúde Coletiva: Assessorias de planejamento de gestão; Agências reguladoras; Prefeituras; Secretarias de saúde municipais e estaduais; Ministérios.

 

Contato:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Mural do curso


Campus Universitário - Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Brasília - DF. CEP: 72220-275   

Copyright © 2024 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.