Escola de Avós e Oficina de Quedas: Aprender para Prevenir

O envelhecimento acarreta alterações estruturais e funcionais no organismo, que predispõem ao surgimento de doenças crônico-degenerativas, à redução da capacidade funcional e ao aumento do risco de quedas. Com o intuito de prevenir quedas e outros desfechos adversos na saúde dos idosos, o projeto “Escola de Avós e Oficina de Quedas: aprender para prevenir” propõe ações em saúde: atividades educativas, rastreamento de idosos em risco de quedas e fragilidade, programa de exercícios terapêuticos. Os objetivos deste projeto de extensão são: 1. Oferecer, por meio de atividades educativas e materiais informativos (cartilhas, palestras, dinâmicas, jogos e vídeos), orientações e esclarecimentos sobre questões em gerontologia como senescência e senilidade, envelhecimento ativo e bem sucedido, as principais doenças e agravos da pessoa idosa, como diabetes, hipertensão arterial, osteoartrose, osteoporose, fragilidade, síndromes demenciais, instabilidade postural e quedas, incontinência urinária, além de informações sobre o Sistema Único de Saúde e o Estatuto do idoso. 2. Rastrear idosos em risco para osteoporose, quedas, fraturas e fragilidade por meio de questionários e avaliações funcionais nos centros de saúde, na oficina de quedas e no acolhimento de idosos. 3. Oferecer um programa de exercícios terapêuticos e preventivos com foco na prevenção de quedas e atenuação do fenótipo de fragilidade na “Oficina de quedas”.

Inicio: 05/04/18

Término: 03/04/2020