Conferência Regional de Saúde

conferencia regional de saude 2019

No dia 05/04/2019 aconteceu a Conferência Regional de Saúde, promovida pela Região de Saúde Oeste para discutir os temas prioritários relacionados à Saúde como direito, e a consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu na Escola Técnica de Ceilândia, durante todo o dia, com a presença de usuários da rede pública, servidores, profissionais de saúde, estudantes e professores da Faculdade Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB).

A Conferência despertou o engajamento dos estudantes da Faculdade de Ceilândia (UnB) e membros da Liga de Saúde da Família e Comunidade (Coordenada pela Professora Josenaide Engracia dos Santos) para a necessidade de uma participação efetiva e propositiva na Conferência, principalmente, de forma articulada com os profissionais de saúde. A participação produtiva proporcionou a eleição de cinco estudantes como delegados, a fim de levar propostas ao plenário distrital: Pedro Emanuel do Nascimento Fernandes (Fisioterapia), Bruna Nunes Vidal (Terapia Ocupacional), Bruna Grasielle Nunes de Sousa (Fisioterapia), Keyza Loyanne da Costa Silva (Saúde Coletiva) e Fernanda Ribeiro Rocha (Terapia ocupacional).

conferencia regional de saude 2019 1

Pedro Emanuel do Nascimento Fernandes, estudante do curso de Fisioterapia, apresentou uma moção para a Superintendência de Saúde da Região Oeste sobre a necessidade de territorialização do Sol Nascente; e Bruna Nunes Vidal, estudante do curso de Terapia Ocupacional, apresentou moção para gestores e prestadores de serviços sobre o acesso integral e universal para a população em situação de rua. As duas moções foram aprovadas na Conferência.

Sem dúvida alguma, a Faculdade de Ceilândia (UnB) deseja amplamente participar de forma ativa e propositiva no debate sobre como melhorar o atendimento ofertado para a população. É a presença da academia junto ao serviço e usuário.