Faculdade de Ceilândia disponibiliza para o LACEN técnica de laboratório e equipamento para redução no tempo do diagnóstico da COVID-19

A Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília-UnB, diante da Pandemia do novo Coronavirus, firmou uma parceria com o Laboratório Central do Distrito Federal (LACEN) para execução dos testes de diagnóstico da COVID-19. A FCE disponibilizou a servidora Lorena Noronha, técnica responsável do Laboratório de Análises Clínicas da FCE, que possui treinamento especializado em PCR em tempo real (qPCR) para atuar na execução dos testes de diagnóstico da COVID-19.

Além disso, foi disponibilizado o equipamento de extração de ácidos nucléicos automatizado, denominado Maxwell Mdx®, que concentra RNA viral (no caso da COVID-19) pronto para uso em aplicações na qPCR (PCR tempo real). A utilização desta técnica reduzirá, consideravelmente, o tempo total do diagnóstico. O sistema oferece, ainda, automação por meio de extração com economia de tempo e trabalho, elimina as etapas de preparação de reagentes, pipetagem e centrifugação, permitindo extrair o material genético em um período de 30 a 45 minutos para um diagnóstico mais rápido.

Para utilização do equipamento são necessários kits de purificação Maxwell® Viral Total Nucleic Acid, os quais foram disponibilizados pelo professor do curso de farmácia da FCE/UnB, Prof. Dr. Rodrigo Haddad, em uma quantidade que possibilitará a extração de aproximadamente 1200 amostras. Além do docente, estão envolvidos na ação o Prof. Dr. Wildo Navegantes de Araújo, representante da FCE no Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde do Covid-19 (COES) da UnB, atuante na logística e intermediação entre os órgãos envolvidos.

foto lorena lab