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Campanha institucional promove acolhimento e solidariedade entre a comunidade acadêmica

Com o slogan A UnB quem faz é a gente, iniciativa busca fortalecer e orientar os segmentos universitários diante das mudanças ocasionadas pela covid-19

Vanessa Vieira / Secom UnB

16nov2020 CampanhaUnBagentequemfaz SecomUnBCampanha A UnB quem faz é a gente reúne informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar a comunidade no seguimento dos próximos passos, frente aos desafios impostos pela pandemia de covid-19. Arte: Secretaria de Comunicação/UnB

Gente que quer saúde, que estuda, que cuida das pessoas, que pesquisa. Essa é a Universidade de Brasília, uma comunidade diversa feita por gente. Coletivo que tem vivido desafios inéditos como sociedade, e como público acadêmico, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Pessoas que juntas, mesmo que a distância, em configurações virtuais, têm produzido soluções para os novos tempos.

Essa é a comunidade participante de uma história que, pela primeira vez numa trajetória de quase 60 anos, tem o semestre letivo realizado 100% de forma remota. A mudança exigiu o uso de novas plataformas, novas habilidades de ensino e de aprendizagem, desencadeou novas demandas técnicas e administrativas. Transformações que só são possíveis por meio de quem faz a UnB: seus estudantes, docentes e técnicos.

É a partir desse entendimento sobre a instituição e da necessidade de acolher e a apoiar sua comunidade no cenário atual que surge a campanha A UnB quem faz é a gente. A estratégia de comunicação busca reconhecer, valorizar e incentivar a atuação coletiva na superação dos desafios em curso, bem como reunir informações sobre iniciativas, programas e serviços para orientar a comunidade no seguimento dos próximos passos.

“Sem a prática de uma solidariedade ativa, e não apenas de um sentimento de solidariedade, é muito difícil passar por crises. A campanha vem para intensificar nossas ações em prol da construção desse esforço solidário coletivo em todas as esferas acadêmicas”, declara o vice-reitor Enrique Huelva, à frente do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) – responsável pelo planejamento de ações administrativas e acadêmicas para as fases de recuperação da pandemia de covid-19.

A campanha é estruturada em quatro eixos. Um deles é direcionado a apoiar a comunidade acadêmica para que siga desenvolvendo suas atividades com saúde. Arte: Secretaria de Comunicação/UnB

SOBRE – O elemento central da campanha é o componente humano, conceito sintetizado no slogan A UnB quem faz é a gente. “É em função do ser humano, e por meio dele, que se dá a necessidade de manutenção das atividades e a renovação e inovação dos processos”, declara o secretário de Comunicação, Paulo Schnor.

As estratégias de comunicação são distribuídas em torno dos quatro eixos de atuação institucional. O primeiro deles é Apoio Físico e Psicológico, indicado pelo título Gente que quer saúde. Ele abrange serviços de apoio psicológico e ações que visam a promoção do bem-estar na comunidade acadêmica.

O segundo eixo é Apoio Acadêmico e Administrativo, apresentado sob a denominação Gente que estuda, abrangendo serviços e ferramentas de apoio a estas atividades. O eixo seguinte é Prevenção e Protocolos de Segurança, caracterizado pela frase Gente que cuida das pessoas, contemplando as estratégias para proteger a comunidade contra a covid-19. E, por fim, o eixo Ensino, Pesquisa e Extensão contra a covid-19, com a chamada Gente que pesquisa, reunindo produtos e pesquisas sobre a temática no Repositório Institucional.

“A campanha é fundamental para que a comunidade fique informada com a precisão necessária sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito dos comitês e para que a retomada às atividades presenciais no próximo semestre, mesma que mínima, se faça possível dentro de todos os cuidados e normativas preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS), e pelos estudos científicos sobre a pandemia”, afirma o decano de Assuntos Comunitários e presidente do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB, Ileno Izídio da Costa.

O decano reforça o papel da iniciativa em “mitigar algum possível contágio pelo novo coronavírus na comunidade” e também destaca que “o cuidado, acolhimento e união são valores essenciais para que a comunidade possa atingir a excelência acadêmica”.

FAÇA PARTE – A comunidade acadêmica pode fazer o download gratuito de peças com a identidade visual da campanha: apresentação em PowerPoint, papel timbrado, wallpaper (plano de fundo para área de trabalho do computador), cards para redes sociais, manual de uso da marca.

Além disso, o público está convidado a consumir e compartilhar os materiais de comunicação que serão publicados em diferentes plataformas, como site institucional, mídias sociais e UnBTV. O conteúdo dará visibilidade a editais, pesquisas, eventos, normativas e outras iniciativas dedicadas à promoção de saúde e bem-estar e ao enfrentamento da pandemia nas próximas etapas da vida acadêmica.

As unidades acadêmicas e administrativas receberão, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um dossiê da campanha com o link de acesso às peças gráficas e com outros documentos com informações detalhadas sobre as estratégias e os eixos que integram a iniciativa. As unidades também são convidadas a encaminhar contribuições.

“Estamos solicitando às unidades que nos informem, via SEI, sobre suas iniciativas. A partir dessa devolutiva, a comissão encarregada da campanha construirá as pautas a serem desenvolvidas nos próximos meses da campanha”, informa Paulo Schnor.

O secretário de Comunicação reforça que a campanha dependerá dessa interação. “É por meio do retorno das unidades que ficaremos sabendo de demandas por materiais de comunicação para divulgar iniciativas e sanar dificuldades. Também seremos abastecidos de informação pelo Ccar."

Sugere-se que contribuições individuais sejam repassadas às unidades ou representações das quais o estudante, docente ou técnico faça parte. A unidade deve reuni-las e encaminhar à Secretaria de Comunicação (Secom) via SEI. Também estão disponíveis para contato os canais oficiais da Secretaria.

CURIOSIDADE – O símbolo da campanha é uma borboleta, em referência ao momento de intensa transformação pelo qual a comunidade passa. “A borboleta é um ser que expressa leveza, ao mesmo tempo que carrega a força de quem passou por um ciclo de transformações durante a metamorfose. Ela simboliza delicadeza e ternura, remete ao florir da primavera e à beleza e vida da estação. É a mensagem que direciona nossos esforços institucionais nesse tempo”, detalha Marcelo Jatobá, editor da equipe de Design da Secom que desenvolveu o logotipo.

O símbolo da campanha é uma borboleta, em referência ao momento de intensa transformação que a comunidade passa. Arte: Secretaria de Comunicação/UnB

Os quatro círculos que compõem o desenho das asas da borboleta referem-se aos quatro eixos da campanha. “O desenho originou-se da marca da UnB, com quatro círculos expandindo para formar as asas. O desenho das asas também faz referência ao abraço, representando a conexão da comunidade. O traçado central remete ao avião de Lúcio Costa”, explica Jatobá. As informações estão disponíveis no manual da marca.

A identidade visual adota as cores amarelo e azul, em referência à vida e beleza da primavera e ao céu amplo e límpido que a capital federal exibe durante a estação. O vídeo institucional foi produzido pela UnBTV, e a trilha sonora é de autoria docente Paulo José Cunha, da Faculdade de Comunicação (FAC), e do cantor e compositor Zé Roraima.

“A Universidade está pulsando, as pessoas continuam ativas. Enfrentamos dificuldades individuais, assim como há dificuldades institucionais e todos os esforços para corrigi-las. Não existe uma universidade pronta e acabada. Ela está em plena construção, se reinventando e descobrindo novas formas de atuar e de exercer sua função social”, afirma a produtora cultural Angélica Peixoto, que contribuiu na formulação da campanha.

BASTIDORES – A campanha institucional foi desenvolvida a pedido do Ccar. A elaboração somou esforço conjunto da Secom, do Subcomitê de Comunicação do Ccar, da UnBTV, do Núcleo de Apoio às Atividades Acadêmicas Remotas, da Central de Acolhimento a Estudantes, do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC). A proposta final foi aprovada pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) e pela administração superior da UnB.

“Foi um processo de maturação rico em que cada instância trouxe contribuições, até chegarmos ao conceito da campanha”, conta o secretário de Comunicação. Ele relembra que, desde março, há um processo de comunicação intenso com a comunidade acadêmica e com a população do Distrito Federal sobre o enfrentamento à pandemia. “A campanha aprimora esse processo ao reunir todo o material sob a mesma identidade, facilitando ao público a identificação dessas informações."

Além de ser um grande indexador do conteúdo, a campanha pretende sensibilizar e mobilizar a comunidade no esforço conjunto necessário às etapas da retomada gradual de atividades presenciais.

“Quando passarmos a receber mais estudantes nos campi, será necessário comunicar uma série de medidas e orientações: como as pessoas devem se comportar para usufruir dos espaços coletivos; onde estão disponíveis itens higienizadores; como podem acessar seu espaço de estudo”, exemplifica o secretário sobre a iniciativa. Schnor considera que ela ajudará o público “a entender e ser coparticipante do processo”.

O vice-reitor Enrique Huelva lembra que a comunidade é composta por mais de 50 mil pessoas, pertencentes a diferentes áreas do Distrito Federal e do entorno. “Nessa possível passagem para uma segunda etapa do plano de retomada presencial, estamos promovendo um amplo debate, considerando problemas individuais e coletivos, trazendo o conhecimento científico sobre a evolução epidemiológica.”

Huelva reforça que as ações institucionais “estão norteadas pela busca dessa solidariedade e empatia com o próximo, sem perder de vista nosso objetivo finalístico que é o ensino, pesquisa e extensão”.

PANORAMA – O primeiro semestre letivo de 2020 iniciou em março e teve, no mesmo mês, suas atividades suspensas devido à situação de emergência em saúde desencadeada pelo novo coronavírus. A retomada aconteceu em 17 de agosto, com atividades no modo remoto.

A reitora Márcia Abrahão ressalta que as adversidades vividas pela comunidade acadêmica fazem parte de “um momento desafiador para a sociedade e para as instituições, no qual precisamos nos reinventar, buscar formas de realizar nossas atividades a partir de novas premissas”. Ela destaca que “na Universidade, isso se traduziu em um amplo comprometimento das pessoas – estudantes, técnicos e docentes – para buscar soluções de enfrentamento à pandemia e, mais tarde, para fazer o semestre acontecer”.

A reitora acrescenta que “os próximos anos continuarão demandando dedicação, cuidado e resiliência – daí a importância de termos esta campanha, para o envolvimento de toda comunidade da UnB”.

O segundo semestre letivo de 2020 está marcado para começar em 1º de fevereiro de 2021. O formato em que o semestre será realizado está em discussão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Já as etapas para retomada gradual de atividades presenciais não têm prazo definido – dependem do panorama epidemiológico do novo coronavírus no âmbito da comunidade universitária e do Distrito Federal.

RELEMBRE – Diversas iniciativas institucionais foram realizadas para apoiar a comunidade acadêmica no desempenho das atividades remotas. Estudantes de graduação e pós-graduação da UnB em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não dispunham de computador e acesso à internet puderam participar de editais de apoio à inclusão digital. Paralelamente, foi feita campanha para arrecadar dispositivos eletrônicos a serem doados aos discentes.

>> Relembre: UnB amplia inclusão digital para estudantes durante pandemia

A Universidade promoveu a capacitação de docentes para realização do ensino remoto emergencial; formou equipes e disponibilizou canais de atendimento para sanar dúvidas de docentes e discentes sobre plataformas de ensino remoto; lançou uma cartilha para nortear o percurso de estudantes e professores no semestre letivo.

A instituição seguiu pulsante na produção científica. Foram lançados editais para projetos voltados ao combate à covid-19 e foi criado um fundo de doação para que pessoas físicas e jurídicas, no Brasil e no exterior, possam contribuir com projetos de pesquisa, inovação e extensão dedicados à temática. Outra iniciativa importante foi o lançamento do Repositório Institucional, plataforma digital que reúne em um só lugar as iniciativas de diferentes áreas do conhecimento da UnB contra o novo coronavírus.

A Universidade também realiza o acompanhamento epidemiológico de sua comunidade desde o início da pandemia e divulga orientações quanto às medidas de prevenção à covid-19 por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes). O Comitê também disponibiliza semanalmente um boletim que reúne dados atualizados da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo.

Assista vídeo de lançamento da campanha:

Fonte: UnBNotícias. Disponível aqui.

Trabalho do PET/Interprofissionalidade FCE/ESCS ganha menção honrosa em evento nacional

O trabalho intitulado “O uso da literatura de cordel como instrumento sensibilizador para a Educação Interprofissional em Saúde” ganhou menção honrosa da Comissão Científica do I Encontro Nacional de Educação Interprofissional em Saúde, realizado no início de novembro. O trabalho premiado é de autoria de Andréia Nascimento (Curso de Fisioterapia), Gabriel Ribeiro do Valle (Curso de Enfermagem), da preceptora Renata Kazumi Oshiro Távora (Odontóloga) e da professora Patrícia Escalda (Curso de Graduação em Saúde Coletiva).

O trabalho, que foi originalmente produzido como parte dos materiais que o Projeto PET/Interprofissionalidade elaborou para subsidiar as discussões do estudantes durante os Seminários Integrativos neste semestre, agora ganha reconhecimento nacional.

Parabéns para os autores, para o PET/Interprofissionalidade e para a FCE!

Homenagem aos Servidores Prata e Ouro da Casa 2020

A homenagem aos servidores da UnB (Prata e Ouro da Casa) proporciona aos servidores o reconhecimento pela dedicação dada à Universidade. É uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho dedicado à Instituição e, também, um momento de renovar os esforços e motivá-los para que sigam dedicando-se na construção da Universidade e no fortalecimento dos objetivos institucionais: o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Faculdade de Ceilândia tem o grande orgulho de contar com os servidores homenageados:

DionisioDionísio Filho Silva

LynceLynce Ramos de Lima

RenataRenata Barbosa de Oliveira

 

Agradecemos por sua dedicação, comprometimento e responsabilidade com que exercem suas atividades. A cerimônia de homenagem aos servidores está disponível no Canal da UnBTV (Youtube).

UnB tem 10 cursos nota 5 no Enade. Graduação em Enfermagem da FCE está entre eles

Percentual de graduações com o conceito máximo subiu em relação ao ciclo avaliativo anterior, confirmando a qualidade acadêmica da instituição

Da Ascom, Gabinete da Reitoria

Vinte e sete dos 28 cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) 2019 tiveram notas 4 e 5, consideradas de excelência na avaliação. Dez das 11 graduações do Distrito Federal que receberam o conceito máximo (5) estão na UnB. Foto: Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) destacou-se nos resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudantes (Enade) 2019, divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vinte e sete dos 28 cursos avaliados tiveram notas 4 e 5, consideradas de excelência na avaliação. Dez das 11 graduações do Distrito Federal que receberam o conceito máximo (5) estão na UnB.

“Este resultado reflete o trabalho sério e competente de toda a nossa comunidade. É uma alegria saber que temos tantos cursos estrelados e que, com isso, formamos profissionais de qualidade para toda sociedade”, celebrou a reitora Márcia Abrahão. “Os indicadores também deixam claro que o investimento público feito em nossa instituição traz retornos substanciais”, acrescentou ela.

Percentualmente, 96,4% dos cursos da UnB tiveram notas 4 e 5. Se considerados apenas os cursos nota 5, o percentual foi de 35,7%, maior do que os 20,3% registrados no Enade de 2017. Os cursos são avaliados a cada três anos, por isso a comparação desta maneira.

“Os indicadores também deixam claro que o investimento público feito em nossa instituição traz retornos substanciais”, destacou a reitora Márcia Abrahão. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

As notas do Enade alimentam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ajudam a compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicadores de qualidade do ensino superior no país.

A avaliação é construída a partir do perfil de egresso esperado, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Para isso, a primeira turma a ingressar no período que representa a metade do curso é avaliada e seus resultados são comparados com o de formandos, medindo o quanto eles aprenderam. Nesta edição, foram avaliados cursos das áreas de saúde e engenharias.

Nesta edição, foram avaliados cursos das áreas de saúde e engenharias. Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

Outro destaque foi o aumento da participação de estudantes da UnB nas provas. Em 2017, 80,2% dos formandos fizeram o exame; em 2019, o percentual foi de 97%. “Isso reflete também um esforço institucional que fizemos junto aos coordenadores de cursos, para estimular a participação e, assim, nos ajudar a trazer um retrato mais fiel qualidade das nossas graduações”, comentou Danilo Prata, técnico do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e procurador Educacional Institucional da UnB, que acompanha processos de regulação e avaliação, como o Enade.

Fonte: UnB Notícias. Acesse aqui.

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