Fonoaudiologia

O Curso de Graduação em Fonoaudiologia está estruturado para responder às necessidades de formação, em nível de graduação, de um profissional em saúde capacitado a atuar em todos os níveis de atenção com visão ampla e global da funcionalidade humana em todas as suas formas de expressão individual e coletiva, por meio de recursos terapêuticos que são de competência do fonoaudiólogo.

 

Duração

A integralização dos créditos para conclusão do curso deverá ocorrer em no mínimo de 8 semestres (4 anos) e no máximo 14 semestres (7 anos).

Áreas de Atuação

Em suas ações, o fonoaudiólogo atua de forma interdisciplinar e sistematizada nas áreas de saúde, educação e, mais recentemente, empresarial. É um profissional autônomo e independente, exercendo suas funções nos setores público e privado. Na área da saúde, a atuação fonoaudiológica contempla todos os níveis de complexidade do SUS, respeitando o ser humano dentro de seu contexto histórico-social. Na educação, com forte atuação na estimulação da saúde fonoaudiológica, o profissional trabalha junto ao corpo docente e discente de forma generalista. Na área empresarial, a prática fonoaudiológica possui foco no aprimoramento do falar, escrever e ouvir, nos diversos segmentos da gestão corporativa.

Mercado de Trabalho

O fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção, prevenção, aprimoramento e reabilitação da comunicação humana, bem como das funções neurovegetativas. As especialidades da fonoaudiologia incluem audiologia, linguagem, motricidade orofacial, disfagia, voz, saúde coletiva e fonoaudiologia educacional. Instituições que contratam fonoaudiólogo:

1. Unidades Básicas de Saúde

2. Programa de Saúde da Família

3. Hospitais

4. Clínicas

5. Consultórios

6. Ambulatórios

7. Centros de referência

8. Centros de reabilitação

9. Escolas

10. Indústrias

11. Empresas

12. Emissoras de rádio e televisão

Contato:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 


Últimas publicações

Nós da Fonoaudiologia UnB convivemos com um grande parceiro da Comunicação, Sérgio Kolodziey. 
Nos últimos 18 meses o Regente Sérgio nos brindou com a alegria contagiante da Voz e da Música nas nossas atividades extensionistas e pesquisa no Cuidado com a Voz e com o Idoso.
Ele abriu todas as portas para o acompanharmos em seus corais e em suas atividades em ILPi.
Gratidão e o nosso Eterno Carinho.
Professora Cristina Furia 

  Edital nº 02/2016 - Cronograma para entrega dos comprovantes e solicitação de inclusão das atividades complementares dos graduandos do curso de Fonoaudiologia

  Regulamento de atividades complementares para o edital nº 02/2016 - Fonoaudiologia