Agradecemos o seu interesse em participar do III Curso de Especialização em Análises Clínicas e viemos aqui informar que, em função da pandemia e da suspensão do 1º semestre de 2020 pela Universidade de Brasília, o processo seletivo teve seu período prorrogado.

Tendo em vista a Resolução aprovada na 607ª Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em 09 de julho de 2020, que autoriza o retorno das atividades remotas a partir de 17 de agosto de 2020, a Coordenação do Curso está aguardando as orientações da Universidade de Brasília para que os cursos em trâmite ou em andamento na modalidade presencial, sejam ajustados conforme nova resolução CEPE, em que prevê apenas atividades remotas para o segundo semestre de 2020. No entanto, informamos que o Plano de trabalho para retomada das atividades acadêmicas ainda está em discussão junto ao CEPE conforme a última reunião ocorrida em 16 de julho de 2020.

Sendo assim, pedimos a compreensão e nos comprometemos em mantê-los informados acerca do novo calendário acadêmico, assim que tivermos a orientação formal por parte da Universidade de Brasília, no que tange o retorno das aulas remotas junto aos cursos de pós-graduação lato sensu.

Cordialmente,

Coordenação do Curso


 

A Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec prestará o serviço de gestão administrativo-financeira do Curso de Especialização em Análises Clínicas da UnB.

INSCREVA-SE

 Finatec 29 05 Linkedin Analises 1 1000x563

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Whatsapp corporativo: (61) 99415-5459
Telefones: (61) 3348-0483 e (61) 3348-0456

As aulas tem previsão de início para o segundo semestre de 2020. Serão aulas presenciais (teóricas e práticas), aos sábados e domingos (1 finas de semana por mês, por 18 meses). O cronograma detalhado será disponibilizado tão logo a Universidade de Brasília retorne às suas atividades presenciais, no momento interrompida devido à Pandemia pelo novo coronavírus, SARS-CoV2. 

Processo seletivo e inscrição:

Período Início Término
Inscrições  10/06/2020 31/07/2020
Seleção  Após o término das inscrições -----
Realização total do curso  A divulgar A divulgar
Horário matutino das 8:00 às 13:00  
Horário vespertino das 14:00 às 19:00  

 

Realização:

9 módulos - Carga horária: 360 horas
Dias da semana e horários: sábados (8h-13h e 14h-19h) e domingos (8h-13h e 14h-19h) – de acordo com cronograma a ser divulgado em breve.

Coordenadores do curso

Prof. Dr. Rodrigo Haddad
Professor Adjunto IV na Universidade de Brasília - UnB/FCE. Foi Coordenador do Curso de Farmácia da UnB/FCE (Gestão 2015-2017). Atualmente é Coordenador do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Análises Clínicas da UnB e Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital Universitário de Brasília- HUB -UnB -EBSERH. Possui graduação em Ciências Farmacêuticas (Farmácia/Bioquímica) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2002) , Mestrado em Biociências Aplicadas a Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (2005) e Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (Área de Concentração: Clínica Médica; Opção: Investigação Biomédica) (2009). Realizou Pós-Doutorado no Instituto Nacional de Células Tronco e Terapia Celular (INCTC) e no Laboratório de Hematologia (Biologia Molecular) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HCFMRP (2009 a 2013). Atualmente está credenciado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade de Brasília e no Programa de Mestrado Profissional em Hemoterapia e Biotecnologia da FMRP-USP. Tem experiência na área de Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Virologia Molecular, Arboviroses, Hepatites, HTLV-1, HIV-1, RNA de interferência, Células T regulatórias e Células Tronco Mesenquimais. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof. Dr. Felipe Saldanha de Araújo
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (2003), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade de São Paulo (2006), doutorado em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (2010) e Pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-tronco e terapia Celular (INCTC). É Professor Associado-I do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília (UnB) e membro dos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Patologia Molecular da UnB. É coordenador do Curso de Especialização em Análises Clínicas e Chefe do Departamento de Farmácia-UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: controle da resposta imune, biologia das células-tronco mesenquimais e neoplasias hematológicas. Revisor cientifico de periódicos, incluindo Stem Cell Research and Therapy, Stem Cells, Molecular Medicine, Tumor Biology and Theranostics. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Corpo Docente:

Nome

Lattes

Titulação

Instituição

Rodrigo Haddad

Pós-Doutor

UnB

Felipe Saldanha de Araujo

Pós-Doutor

UnB

Eduardo Antonio Ferreira

Doutor

UnB

Diêgo Madureira de Oliveira

Doutor

UnB

Thais Alves da Costa Lamounier

Doutor

UnB

Isabel Cristina Rodrigues da Silva

Doutor

UnB

Vicente de Paula Martins

Pós-Doutor

UnB

Alex Leite Pereira

Doutor

UnB

Carine Royer

Doutor

UnB

O curso será 100% presencial e desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas com apresentação de casos clínicos e artigos científicos, além de atividades teórico/práticas no Laboratório de Análises Clínicas.

Módulo

Nome da Disciplina

1

Controle de Qualidade em Análises Clínicas

2

Análise bioquímica

3

Fluidos Biológicos

3

Imunologia Clínica

4

Tópicos avançados em hematologia

5

Microrganismos de importância clínica

6

Parasitologia Clínica

7

Biologia Molecular aplicada às Análises Clínicas

8

Tecnologias moleculares aplicadas às análises clínicas

9

Metodologia Cientifica