Estratégia de educação em saúde pautada nos determinantes sociais em saúde para pessoas que vivem com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes (DIA) são duas das dez condições crônicas não-transmissíveis (DCNT) mais prevalentes no mundo, e por isso requer atenção contínua. Essas condições teve ênfase em países de baixos e médios rendimentos econômicos, principalmente pela transição demográfica recente, acompanhada pela transição nutricional e refletindo na transição epidemiológica. Assim, consideradas prioridades na saúde pública. Os profissionais de saúde precisam intervir conjuntamente com os usuários, de modo a desenvolver, a corresponsabilidade nos cuidados em saúde. Esse movimento deve ser apreendido e refletido durante a formação profissional. Por isso, que a interlocução com servidores da Atenção Básica à Saúde (APS) se torna uma questão sine qua non para o processo de ensino-aprendizagem de futuros profissionais. Por isso, essa articulação entre instituição de ensino-serviço de saúde pode lograr benefícios tanto aos profissionais da prática que tem a chance de ter mais pessoas se comunicando em prol do objetivo comum, ou seja, atendimento a pessoa com HAS e/ou DIA, quanto aos docentes e graduandos da instituição de ensino, que devem se aproximar das políticas públicas em ação, e deste modo, concretizar o aprendizado da teoria, como de atividades de simulação.

Início: 15/03/2023
Término: 31/12/2023