O Curso de Graduação em Farmácia visa formar farmacêuticos envolvidos:
- na atuação em todos os níveis de atenção à Saúde, integrando-se a programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção, e recuperação da Saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano;
- na atuação multiprofissional (conforme estabelece o SUS), envolvendo-se em planejamento, administração e gestão de serviços e setores de atuação farmacêuticos, assistência e atenção farmacêuticas, tanto no nível individual quanto no coletivo;
- na interação direta com o usuário do serviço de Saúde, em especial o usuário do medicamento, com o propósito de dispensar uma farmacoterapia racional voltada para a obtenção da melhoria da qualidade de vida;
- em pesquisa, desenvolvimento, avaliação farmacológica e toxicológica, manipulação, produção, armazenamento, e controle e garantia da qualidade de produtos farmacêuticos, cosméticos e cosmecêuticos; saneantes, domissaneantes e correlatos,alimentos, dentre outros.
Para isso o egresso do Curso de Graduação em Farmácia deverá ser capaz de:
- respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
- atuar de forma multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar na promoção da Saúde, baseando-se na convicção científica, de cidadania e de ética.
Dessa forma, o profissional farmacêutico egresso do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade UnB-Ceilândia deverá estar apto a atuar na área Farmacêutica, com prerrogativas de exclusividade, sendo considerado o profissional do medicamento e ainda compartilhar atividades e responsabilidades com outras profissões.
Duração
10 (dez) semestres, no mínimo, e de 18 (dezoito), no máximo.
Áreas de Atuação
O farmacêutico é cada vez mais solicitado para atuar em frentes como o combate aos remédios falsificados e o cuidado com a qualidade dos medicamentos e dos alimentos. Além das indústrias, que abrem vagas principalmente para quem atua nas áreas de pesquisa e controle de qualidade, as distribuidoras de medicamentos têm se mostrado grandes empregadoras, pois precisam do profissional para acompanhar o transporte, o armazenamento e a distribuição de seus produtos.
As farmácias e as drogarias também são grandes empregadoras, já que a legislação obriga que esses estabelecimentos tenham um farmacêutico responsável. Nos últimos anos, hospitais e planos de saúde têm incluído o farmacêutico em suas equipes de home care, abrindo um novo campo de trabalho para o profissional, que tem sido procurado ainda por indústrias de medicamentos fitoterápicos para coordenar ou supervisionar a produção.
Mercado de Trabalho
Em laboratórios de análises clínicas, pesquisa, registra e realiza exames clínico-laboratoriais e toxicológicos para auxílio do diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas personalizadas. Na indústria alimentícia, controla a qualidade das matérias-primas e do produto final, estudando e estabelecendo métodos para evitar e detectar adulterações e falsificações, a fim de impedir danos à saúde pública. Há ainda o setor público, agências de vigilância e órgãos de fiscalização.
Contato:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @coordfarmaciafce
Mural do curso