É preciso romper o silêncio: acolhimento e debate sobre violência de gênero na Faculdade de Ceilândia - UnB

A violência de gênero, que tem uma interface direta com a violência racial, vem ocupando importante espaço de debate e preocupação social, e dentro da área da saúde como um determinante social que deve ser considerado para que se formulem políticas de saúde capazes de abarcar a compreensão da integralidade a partir da diversidade, e capazes de atuar para promover saúde a partir do enfrentamento dessas violências. Neste âmbito, revela-se necessário que passemos a olhar as questões relacionadas às temáticas de gênero como importantes intersecções para a garantia do direito integral e universal à saúde, visto que a desigualdade de gênero e as violências causadas em virtude dessa desigualdade, produzem efeitos diretos e imediatos na garantia do direito à saúde de determinados grupos considerados minoritários (no que tange sua participação política e discriminação social), que nesse caso refere-se a grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Entende-se que, inequivocamente, proteger mulheres e pessoas LGBTQIA+ e combater a violência de gênero é, também, promover saúde. E, neste âmbito, releva-se fundamental para criar espaços de debate dentro da Universidade, especificamente no campus de Ceilândia, região administrativa com grande número de casos de violência de gênero, capaz de acolher tanto os membros da comunidade universitária, quanto a comunidade local. Este projeto pretende criar, em parceria com a direção da Faculdade de Ceilândia, e o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, com seu núcleo PROVID, um espaço de acolhimento permanente dentro da FCE para mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência de gênero, com a intersecção necessária com a violência racial, bem como promover debates continuados dentro da FCE sobre as temáticas relativas às violências de gênero e produzir material informativo sobre essas temáticas.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023