Tecnologia educacional e social como dinamizadoras na formação em saúde

Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica conjugando as tecnologias educacional, social e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação à formação profissional em saúde em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se operar o desvelamento dos processos multifacetados de aprendizagem e a percepção da complexidade humana envolvida nos serviços de APS. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade; possibilite apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real; e contribua para seu crescimento em diferentes dimensões como pessoas proativas, responsáveis e solidárias. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2021 a 31/12/2021 com vinculação ao Edital no 01/2021 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX.

Início: 01/03/2021
Término: 31/12/2022