PET/Interprofissionalidade e assessores do Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde se reúnem para discutir os avanços e as estratégias de sustentabilidade do projeto

PET Reuniao MS

No dia 28 de janeiro de 2021, durante todo o dia, o PET/Interprofissionalidade recebeu a visita virtual de Andrezza Medeiros, assessora do MS/OPAS. Ela se reuniu com os segmentos que participam do projeto (estudantes e docentes da FCE e da ESCS, e profissionais de saúde da atenção primária com atuação na rede de saúde de Ceilândia e Samambaia) para conhecer os avanços alcançados e as estratégias que estão sendo construídas pela FCE/ESCS visando à sustentabilidade das ações do projeto.

A reunião contou com a presença das equipes que compõem os Grupos Tutoriais, cerca de 70 pessoas, e teve um momento final em que estiveram presentes João Paulo Chieregatto Matheus (Diretor da Faculdade de Ceilândia/FCE/UnB), Carlos Humberto Spezia (Diretor Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/FEPECS/SES/DF), Marta David Rocha de Moura (Diretora da Escola Superior em Ciências da Saúde/ESCS/SES/DF), Talita Lemos (ex-Superintendente da Região de Saúde Oeste, na ocasião da proposição/submissão de nossa proposta, em 2018) e Dina Laine Azevedo (adjunta da Diretora de Atenção Primária/DIRAPS, da Região de Saúde Oeste).

Ao final, foram destacados os seguintes resultados parciais do PET/Interprofissionalidade: 1) a inserção de conteúdos formativos sobre interprofissionalidade nos Seminários Integrativos; 2) a elaboração de um curso de especialização para formação de preceptores na perspectiva interprofissional; 3) a parceria do projeto com o Núcleo de Educação Permanente (NEPS/Região Oeste) para levantamento do perfil dos preceptores atuantes na Rede; 4) a introdução de práticas de acolhimento e de cuidado interprofisisonal nas UBS; e 5) os investimentos na transformação de uma UBS em UBS Escola.

A parceria interinstitucional das duas únicas IES públicas do DF foi enfatizada como uma fortaleza do projeto e a possibilidade de abertura de estágios interprofisisonais na rede de saúde mobilizou nova agenda de trabalho envolvendo FEPECS/FCE/ESCS, o que deverá ocorrer nos primeiros dias de fevereiro.