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Conecta

O Projeto Conecta é uma proposta de plataforma multimídia, colaborativa e democrática, com o propósito de divulgar eventos, ações, oportunidades e projeto, para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Fundamenta-se sua base teórica como proposta de projeto de extensão e descreve-se sua metodologia de trabalho, publicações e organização.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023

Responsável:

Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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Currículo Lattes

Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem

A Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem da Faculdade de Ceilândia pretende congregar alunos do curso de Enfermagem da mesma unidade, visando a integrá-los aos cenários da prática profissional. Tem como princípios o conhecimento, a educação e a assistência, como as inúmeras ligas acadêmicas criadas em outras universidades do Brasil e do mundo.

Início: 01/03/2023
Término: 31/12/2023

Responsável:

Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
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Currículo Lattes

Gerenciamento de ações frente às demandas de equipe de saúde da família com área de abrangência da Unidade Básica de Ceilândia N. 6

O Projeto em questão se baseia na sistematização de um serviço integrado à equipe de saúde da unidade básica de saúde, alinhadas com as necessidades do gerenciamento de ações, propondo o alcance de indicadores na busca da qualidade da assistência. Para a implementação, o projeto será desenvolvido na atenção primária à saúde junto aos usuários do SUS, ao mesmo tempo em que fortalece as bases técnicas e relacionais dos futuros profissionais em formação. O desenvolvimento será por meio de levantamento de dados sobre os indicadores do programa PREVINE BRASIL. Dentre esses indicadores, iniciaremos a análise de quatro (do total de sete), por ter sido demanda da equipe de saúde: 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação. 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. 3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. A partir da análise preliminar, iremos planejar, executar e avaliar ações direcionadas para cada indicador e decididas com a equipe de profissionais da unidade básica de saúde.

Início: 15/03/2023
Término: 31/12/2023

Responsável:
Prof.ª Alecssandra de Fátima Silva Viduedo
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Capacitação em suporte básico de vida baseada em simulação e vídeo para profissionais de saúde

Erros na assistência à saúde representam riscos que em muitos casos podem ser prevenidos. Nessa vertente, a segurança do paciente e a melhoria da qualidade do cuidado representam questões importantes na sociedade atual. Objetivo: Construir vídeo sobre suporte básico de vida e promover capacitação de discentes e profissionais de saúde em suporte básico de vida baseada por estratégias de aprendizagem como vídeo educativo e simulação clínica. Método: Proposta interativa, dinâmica constituída por uma abordagem transversal. Esse projeto será dividido em duas fases: (1) Construção de vídeo educativo sobre suporte básico de vida e (2) capacitação de profissionais de saúde da atenção primária à saúde/SES de Águas Lindas em suporte básico de vida. Participantes da fase 1 serão discentes e docentes da Universidade de Brasília e da fase 2, serão discentes, docentes e profissionais de saúde da atenção primária. O vídeo construído será hospedado em plataforma digital de acesso público para viabilizar maior abrangência na capacitação e orientação acadêmica e profissional direcionada ao suporte básico de vida. Na fase 2 inicialmente os discentes ligantes serão capacitados pelos docentes e profissionais da área de urgência e emergência para a posteriori capacitar os profissionais da atenção primária à saúde. A capacitação será baseada em recursos interativos e dinâmicos baseada na estratégia de simulação e vídeo educativo subdividida em dois domínios: teórico e prático. O teórico será mediado pelo vídeo e o prático será realizado a partir de estações práticas nas temáticas de compressão torácica; suporte ventilatório e desfibrilação elétrica com uso do desfibrilador externo automático – DEA, mediada pela estratégia de simulação clínica. Resultados esperados: Realizar maior qualificação de profissionais e discentes no atendimento de urgências e emergências, considerando a elevada incidência de mortes súbitas em ambientes públicos; Desenvolver habilidades e competências que contribuam para uma atuação profissional qualificada e maior segurança do paciente.

Início: 01/02/2023
Término: 31/12/2023

Responsável:
Prof.ª Márcia Cristina da Silva Magro
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Jornada do Letramento em Saúde dos colaborares do Hospital Delphina Aziz

A extensão universitária se configura como um espaço de formação profissional e de ricas e qualitativas aprendizagens, onde os acadêmicos dispõem da possibilidade de compartilhar conhecimentos e vivências, bem como experimentar a tomada de decisão, perceber-se como profissionais e desenvolver qualidades e habilidades relevantes para o desenvolvimento da prática profissional real. Nesse sentido esse projeto de extensão surge da percepção dos gestores do Instituto Opy acerca das dificuldades no acesso, na compreensão e uso das informações de saúde dos profissionais do serviço de limpeza do Hospital Delphina Aziz localizado em Manaus, Amazonas; isto é fragilidade nas condições de letramento em saúde. Assim compreendendo a importância e o impacto que essas dificuldades podem ocasionar na vida dessas pessoas o instituto recorre a Universidade para auxiliar no desenvolvimento de programa para promoção do letramento em saúde desses servidores. O Instituto Opy é organização sem fins lucrativos criada para ajudar a construir uma sociedade efetiva na promoção da saúde, cuidando dos Primeiros Mil Dias de vida e prevenindo as Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Para alcançar os objetivos, promovem ações coordenadas entre todos os atores envolvidos na promoção da saúde. Nesse cenário entendo o letramento em saúde (LS) como determinante social da saúde que é facilmente modificável a melhoria das condições de LS das pessoas fornece a base sobre a qual os cidadãos podem desempenhar um papel ativo na melhoria de sua própria saúde e da comunidade em que vivem. Atender às necessidades de LS das pessoas socialmente menos favorecidas potencializará particularmente o progresso na redução das desigualdades na saúde. Além de ser crucial para que as ambições sociais, econômicas e ambientais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável sejam plenamente realizadas (WHO, 2016). Dentre os objetivos do desenvolvimento sustentável o LS é elemento transversal para o alcance, em especial, saúde e bem-estar, educação de qualidade e no objetivo oito trabalho decente e crescimento econômico. Ambiente de trabalho decente promove os níveis de LS de seus trabalhadores por meio da educação em saúde e garante que as políticas do local de trabalho protejam os funcionários. O LS saúde também capacita os trabalhadores a exigir condições de trabalho melhores e mais seguras (MENABDE, 2017). Assim, é máxima a necessidade de incorporar o conhecimento produzido pela Universidade sobre LS para além muros. Sistematizar esse conhecimento e possibilitar a inserção da comunidade na sua ressignificação traz como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região. A proposta desse projeto é promover o LS da população por meio da melhoria da interação entre indivíduo e sistema de saúde e empoderando os indivíduos com condições limitadas de LS por meio de workshop e reconstrução de materiais educativos em saúde.

Início: 11/03/2023
Término: 31/12/2023

Responsável:
Prof.ª Katarinne Lima Moraes
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