Centro de Referência Regional para capacitação de profissionais que atuam junto a usuários de drogas

O Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade Ceilândia, Universidade de Brasília (CRR/FCE/UnB) é um Programa de Extensão e Grupo de Pesquisa CNPq e iniciou em 2012 suas atividades de educação permanente com profissionais de saúde, assistência social, segurança pública, educação e sistemas de justiça que atuam com pessoas em uso problemático de crack e outras drogas, assim como desenvolve diversos projetos de pesquisa para investigar melhores tratamentos para aqueles que sofrem com a dependência química. A partir destas exitosas experiências, foi observada a necessidade da manutenção de suas atividades como centro de pesquisa e extensão no âmbito da universidade pública, especialmente em um campus situado na maior região administrativa do Distrito Federal e que apresenta situações de vulnerabilidades que expõem ainda mais as pessoas deste território às situações de uso problemático de crack e de outras drogas. O CRR/FCE/UnB já contou com o financiamento do Ministério da Justiça por meio de três termos de cooperação (sendo que um deles recebeu um aditivo para ações específicas voltadas aos trabalhadores do Sistema Socioeducativo do DF), da UnB, por meio de editais PIBEX, PIBIC e um específico sobre COVID-19 (edital DEX/DPI), FAPDF e do CNPq. O CRR/FCE/UnB realiza cursos de capacitação para profissionais de saúde, assistência social, educação, segurança pública e sistemas de justiça que atuam direta ou indiretamente no atendimento de usuários de crack e outras drogas. Em 2012/2013 foram capacitados 182 profissionais dos municípios de Águas Lindas/GO, Brazlândia/DF, Luziânia/GO e Valparaiso de Goiás/GO.

Início: 01/03/2022
Término: 01/12/2022