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XV Jornada de Seminários Integrativos

A disciplina de Seminários Integrativos (SI) 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da Faculdade de Ceilândia/UnB torna público o presente edital de descrição do seu formato para o semestre de 2020/2. Todos os estudantes matriculados deverão seguir o formato e as normas de participação e apresentação descritas neste edital. Acesse abaixo:

Edital da XV Jornada de Seminários Integrativos

Estudo usa realidade virtual para encontrar formas de evitar quedas em mulheres idosas

Com apoio da FAPDF, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) vão iniciar o projeto que vai utilizar realidade virtual para desenvolver formas de prevenir a incidência de quedas em mulheres idosas.

divulgacao fapdf 17022021

Coordenado pela professora doutora da Faculdade de Ceilândia da UnB Ruth Losada, o projeto é intitulado “Realização de mapeamento cerebral e padrão neuromuscular de mulheres expostas ao medo de queda – uso da realidade virtual na otimização neuromecânica”. O objetivo principal do estudo é verificar a ativação cerebral e padrão neuromuscular durante a marcha frente à suposição do evento queda e determinar as grandes áreas cerebrais atuantes para o controle motor em relação ao medo à queda.

Para isso, os pesquisadores vão trabalhar com um idosas de 65 anos ou mais e adultas jovens entre 18 e 30 anos. São empregados instrumentos clínicos para avaliação do medo de queda e nível de atividade física, além da realização de mapeamento cerebral e treinamento mental por realidade virtual para verificar se ele consegue alterar o padrão neuromecânico encontrado. .

De acordo com a coordenadora da pesquisa, os resultados do trabalho podem contribuir para o estabelecimento de condutas preventivas, partindo da demanda cerebral. “Ao simular o medo de queda em idosas, conheceremos as áreas cerebrais ativadas durante os ajustes do sistema musculoesquelético das mesmas; e por meio de intervenção fisioterapêutica utilizando tecnologia de realidade virtual, buscaremos aprimorar as deficiências encontradas, melhorando a funcionalidade e prevenindo quedas de mulheres idosas”, afirma Ruth Losada.

A professora destaca a importância do fomento conquistado junto à FAPDF para a realização do estudo. “O fomento proveniente da Fundação contribui de forma decisiva para a execução desta pesquisa. Com os recursos financeiros viabilizamos a compra dos equipamentos necessários para a execução do projeto, e proporcionamos bolsas de iniciação científica para acadêmicos do curso de Fisioterapia, além de contribuir para a formação de novos pesquisadores, alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade UnB Ceilândia”, comemora a pesquisadora.

O estudo conta com R$ 145 mil em recursos obtidos no âmbito do “Edital 03/2018 – Demanda Espontânea, na área de conhecimento “Ciências da Saúde » Fisioterapia e Terapia Ocupacional”.

Seleção de estudantes extensionistas para compor o projeto de extensão “Bate-Papo Literário da UnB”

Viemos, por meio desta, tornar público o processo de seleção de alunos  extensionistas no projeto de Extensão Bate-Papo Literário da UnB. Trata-se de uma  chamada para 08 (oito) estudantes (de graduação. 

As atividades das(os) estudantes se iniciarão no mês de abril de 2021  (01/03/2021) e findarão em dezembro de 2021 (31/12/2021). As(Os) selecionadas(os)  executarão as seguintes funções:  

  1. Organização do calendário de atividades do ano;  
  2. Elaboração da lista de presença dos participantes dos encontros mensais;  
  3. Ajuda no contato e articulação dos/as convidados/as e parceiros internos e  externos para os encontros do Bate-Papo Literário da UnB;  
  4. Ajuda na divulgação interna e externa dos encontros do Bate-Papo Literário  da UnB;  
  5. Atuação na mediação das rodas de conversa e nos eventos do Bate Papo  Literário da UnB;  
  6. Administração/Moderação das redes sociais, por meio das quais divulgamos o  projeto; 
  7. Sistematização das considerações e avaliações dos encontros e eventos, para  relatórios futuros;  
  8. Elaboração do relatório final, junto à coordenação do projeto;  
  9. Apresentação de trabalho; planejamento e execução de atividade do projeto  na Semana Universitária. 

INSCRIÇÃO: Interessadas(os) devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto especificado da seguinte forma: “SELEÇÃO EXTENSIONISTA BPL 2021”  até o dia 20/02/2021. No e-mail, inclua os seguintes documentos anexos:  

∙ Histórico Escolar e Carta de intenção 

Na carta de intenção deve ser mencionada: 1. Sua motivação em participar do  projeto; 2. Propostas de contribuição; 3. Relatos sobre as experiências que teve nos  encontros do Bate-Papo Literário; 4. Propostas de temáticas, convidados e ações; 5. Habilidades requeridas que possui; 6. Disponibilidade de tempo;  

A classificação das(os) candidatas(os) respeitará os seguintes critérios: 

  1. 1. Disponibilidade de 15 horas semanais para o projeto, especialmente no  horário dos eventos regulares na terceira quinta-feira de cada mês, no período da tarde,  das 18h-19h; 
  2. 2. Ter participado, ao menos, de um encontro já realizado do Bate-Papo Literário  da UnB
  3. 3. Ter conhecimento e habilidade com mídias sociais e tecnologias digitais, para  divulgação do projeto; 
  4. 4. Ter interesse em literatura; 
  5. 5. Se comprometer em estabelecer contatos e articulações com organizações da  comunidade externa (não acadêmica). 

E-mails não recebidos por questões técnicas, sem o assunto corretamente  especificado ou sem os documentos requeridos, não serão considerados para a seleção. Até dia 27/02/2021 será divulgada a classificação dos/as estudantes selecionados/as.  A(O) candidata(o) é responsável por buscar as informações do resultado. 

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Profa. Dra. Érica Quinaglia (FCE/UnB) 
Prof. Dr. Flávia Mazitelli (FCE/UnB) 
Prof. Dra. Josenaide dos Santos (FCE/UnB) 
Profa. Dra. Patrícia Rezende (FCE/UnB) 
Prof. Dr. Renato C. Rezende (LIP/UnB) 

(Docentes do Projeto de Extensão “Bate-Papo Literário da UnB”) Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Início da Vigência do Projeto: 01/03/2021

UnB Idiomas - Datas importantes

unbidiomas 2 2020

Para mais informações acesse: http://www.unbidiomas.unb.br

PET/Interprofissionalidade e assessores do Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde se reúnem para discutir os avanços e as estratégias de sustentabilidade do projeto

 PET Reuniao MS

No dia 28 de janeiro de 2021, durante todo o dia, o PET/Interprofissionalidade recebeu a visita virtual de Andrezza Medeiros, assessora do MS/OPAS. Ela se reuniu com os segmentos que participam do projeto (estudantes e docentes da FCE e da ESCS, e profissionais de saúde da atenção primária com atuação na rede de saúde de Ceilândia e Samambaia) para conhecer os avanços alcançados e as estratégias que estão sendo construídas pela FCE/ESCS visando à sustentabilidade das ações do projeto.

A reunião contou com a presença das equipes que compõem os Grupos Tutoriais, cerca de 70 pessoas, e teve um momento final em que estiveram presentes João Paulo Chieregatto Matheus (Diretor da Faculdade de Ceilândia/FCE/UnB), Carlos Humberto Spezia (Diretor Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/FEPECS/SES/DF), Marta David Rocha de Moura (Diretora da Escola Superior em Ciências da Saúde/ESCS/SES/DF), Talita Lemos (ex-Superintendente da Região de Saúde Oeste, na ocasião da proposição/submissão de nossa proposta, em 2018) e Dina Laine Azevedo (adjunta da Diretora de Atenção Primária/DIRAPS, da Região de Saúde Oeste).

Ao final, foram destacados os seguintes resultados parciais do PET/Interprofissionalidade: 1) a inserção de conteúdos formativos sobre interprofissionalidade nos Seminários Integrativos; 2) a elaboração de um curso de especialização para formação de preceptores na perspectiva interprofissional; 3) a parceria do projeto com o Núcleo de Educação Permanente (NEPS/Região Oeste) para levantamento do perfil dos preceptores atuantes na Rede; 4) a introdução de práticas de acolhimento e de cuidado interprofisisonal nas UBS; e 5) os investimentos na transformação de uma UBS em UBS Escola.

A parceria interinstitucional das duas únicas IES públicas do DF foi enfatizada como uma fortaleza do projeto e a possibilidade de abertura de estágios interprofisisonais na rede de saúde mobilizou nova agenda de trabalho envolvendo FEPECS/FCE/ESCS, o que deverá ocorrer nos primeiros dias de fevereiro.

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