A disciplina de Seminários Integrativos (SI) 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da Faculdade de Ceilândia/UnB torna público o presente edital de descrição do seu formato para o semestre de 2020/2. Todos os estudantes matriculados deverão seguir o formato e as normas de participação e apresentação descritas neste edital. Acesse abaixo:
Com apoio da FAPDF, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) vão iniciar o projeto que vai utilizar realidade virtual para desenvolver formas de prevenir a incidência de quedas em mulheres idosas.
Coordenado pela professora doutora da Faculdade de Ceilândia da UnB Ruth Losada, o projeto é intitulado “Realização de mapeamento cerebral e padrão neuromuscular de mulheres expostas ao medo de queda – uso da realidade virtual na otimização neuromecânica”. O objetivo principal do estudo é verificar a ativação cerebral e padrão neuromuscular durante a marcha frente à suposição do evento queda e determinar as grandes áreas cerebrais atuantes para o controle motor em relação ao medo à queda.
Para isso, os pesquisadores vão trabalhar com um idosas de 65 anos ou mais e adultas jovens entre 18 e 30 anos. São empregados instrumentos clínicos para avaliação do medo de queda e nível de atividade física, além da realização de mapeamento cerebral e treinamento mental por realidade virtual para verificar se ele consegue alterar o padrão neuromecânico encontrado. .
De acordo com a coordenadora da pesquisa, os resultados do trabalho podem contribuir para o estabelecimento de condutas preventivas, partindo da demanda cerebral. “Ao simular o medo de queda em idosas, conheceremos as áreas cerebrais ativadas durante os ajustes do sistema musculoesquelético das mesmas; e por meio de intervenção fisioterapêutica utilizando tecnologia de realidade virtual, buscaremos aprimorar as deficiências encontradas, melhorando a funcionalidade e prevenindo quedas de mulheres idosas”, afirma Ruth Losada.
A professora destaca a importância do fomento conquistado junto à FAPDF para a realização do estudo. “O fomento proveniente da Fundação contribui de forma decisiva para a execução desta pesquisa. Com os recursos financeiros viabilizamos a compra dos equipamentos necessários para a execução do projeto, e proporcionamos bolsas de iniciação científica para acadêmicos do curso de Fisioterapia, além de contribuir para a formação de novos pesquisadores, alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade UnB Ceilândia”, comemora a pesquisadora.
O estudo conta com R$ 145 mil em recursos obtidos no âmbito do “Edital 03/2018 – Demanda Espontânea, na área de conhecimento “Ciências da Saúde » Fisioterapia e Terapia Ocupacional”.
Viemos, por meio desta, tornar público o processo de seleção de alunos extensionistas no projeto de Extensão Bate-Papo Literário da UnB. Trata-se de uma chamada para 08 (oito) estudantes (de graduação.
As atividades das(os) estudantes se iniciarão no mês de abril de 2021 (01/03/2021) e findarão em dezembro de 2021 (31/12/2021). As(Os) selecionadas(os) executarão as seguintes funções:
- Organização do calendário de atividades do ano;
- Elaboração da lista de presença dos participantes dos encontros mensais;
- Ajuda no contato e articulação dos/as convidados/as e parceiros internos e externos para os encontros do Bate-Papo Literário da UnB;
- Ajuda na divulgação interna e externa dos encontros do Bate-Papo Literário da UnB;
- Atuação na mediação das rodas de conversa e nos eventos do Bate Papo Literário da UnB;
- Administração/Moderação das redes sociais, por meio das quais divulgamos o projeto;
- Sistematização das considerações e avaliações dos encontros e eventos, para relatórios futuros;
- Elaboração do relatório final, junto à coordenação do projeto;
- Apresentação de trabalho; planejamento e execução de atividade do projeto na Semana Universitária.
INSCRIÇÃO: Interessadas(os) devem enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto especificado da seguinte forma: “SELEÇÃO EXTENSIONISTA BPL 2021” até o dia 20/02/2021. No e-mail, inclua os seguintes documentos anexos:
∙ Histórico Escolar e Carta de intenção
Na carta de intenção deve ser mencionada: 1. Sua motivação em participar do projeto; 2. Propostas de contribuição; 3. Relatos sobre as experiências que teve nos encontros do Bate-Papo Literário; 4. Propostas de temáticas, convidados e ações; 5. Habilidades requeridas que possui; 6. Disponibilidade de tempo;
A classificação das(os) candidatas(os) respeitará os seguintes critérios:
- 1. Disponibilidade de 15 horas semanais para o projeto, especialmente no horário dos eventos regulares na terceira quinta-feira de cada mês, no período da tarde, das 18h-19h;
- 2. Ter participado, ao menos, de um encontro já realizado do Bate-Papo Literário da UnB;
- 3. Ter conhecimento e habilidade com mídias sociais e tecnologias digitais, para divulgação do projeto;
- 4. Ter interesse em literatura;
- 5. Se comprometer em estabelecer contatos e articulações com organizações da comunidade externa (não acadêmica).
E-mails não recebidos por questões técnicas, sem o assunto corretamente especificado ou sem os documentos requeridos, não serão considerados para a seleção. Até dia 27/02/2021 será divulgada a classificação dos/as estudantes selecionados/as. A(O) candidata(o) é responsável por buscar as informações do resultado.
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Profa. Dra. Érica Quinaglia (FCE/UnB)
Prof. Dr. Flávia Mazitelli (FCE/UnB)
Prof. Dra. Josenaide dos Santos (FCE/UnB)
Profa. Dra. Patrícia Rezende (FCE/UnB)
Prof. Dr. Renato C. Rezende (LIP/UnB)
(Docentes do Projeto de Extensão “Bate-Papo Literário da UnB”) Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
Início da Vigência do Projeto: 01/03/2021
No dia 28 de janeiro de 2021, durante todo o dia, o PET/Interprofissionalidade recebeu a visita virtual de Andrezza Medeiros, assessora do MS/OPAS. Ela se reuniu com os segmentos que participam do projeto (estudantes e docentes da FCE e da ESCS, e profissionais de saúde da atenção primária com atuação na rede de saúde de Ceilândia e Samambaia) para conhecer os avanços alcançados e as estratégias que estão sendo construídas pela FCE/ESCS visando à sustentabilidade das ações do projeto.
A reunião contou com a presença das equipes que compõem os Grupos Tutoriais, cerca de 70 pessoas, e teve um momento final em que estiveram presentes João Paulo Chieregatto Matheus (Diretor da Faculdade de Ceilândia/FCE/UnB), Carlos Humberto Spezia (Diretor Executivo da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/FEPECS/SES/DF), Marta David Rocha de Moura (Diretora da Escola Superior em Ciências da Saúde/ESCS/SES/DF), Talita Lemos (ex-Superintendente da Região de Saúde Oeste, na ocasião da proposição/submissão de nossa proposta, em 2018) e Dina Laine Azevedo (adjunta da Diretora de Atenção Primária/DIRAPS, da Região de Saúde Oeste).
Ao final, foram destacados os seguintes resultados parciais do PET/Interprofissionalidade: 1) a inserção de conteúdos formativos sobre interprofissionalidade nos Seminários Integrativos; 2) a elaboração de um curso de especialização para formação de preceptores na perspectiva interprofissional; 3) a parceria do projeto com o Núcleo de Educação Permanente (NEPS/Região Oeste) para levantamento do perfil dos preceptores atuantes na Rede; 4) a introdução de práticas de acolhimento e de cuidado interprofisisonal nas UBS; e 5) os investimentos na transformação de uma UBS em UBS Escola.
A parceria interinstitucional das duas únicas IES públicas do DF foi enfatizada como uma fortaleza do projeto e a possibilidade de abertura de estágios interprofisisonais na rede de saúde mobilizou nova agenda de trabalho envolvendo FEPECS/FCE/ESCS, o que deverá ocorrer nos primeiros dias de fevereiro.